P&D



A FAPESP (Fundação de Amparo à pesquisa do Estado de São Paulo), através do programa PIPE (Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas), incentiva e fomenta pequenas empresas do Estado de São Paulo que produzem inovação tecnológica.

A Supê Soluções está participando da Fase 01 do PIPE com o projeto de pesquisa intitulado PLATAFORMA EM REDE PARA MONITORAÇÃO E CONTROLE AGRÍCOLA, cujo número do Processo FAPESP é 2014/50411-0. Onde a pesquisa aprovada ocorrerá entre Fevereiro e Setembro de 2015.

Resumo do projeto de pesquisa desenvolvido:

O aumento constante da população humana gera, inerentemente, aumento no consumo de alimentos, consequentemente, gerando aumento da produção de alimentos. Porém, as áreas cultivadas não aumentam no mesmo ritmo, por isso, aumentar a eficiência da produção agrícola é essencial e irreversível, onde várias iniciativas e tecnologias estão sendo propostas neste sentido.

Por outro lado, a tecnologia com sua rapidez, flexibilidade e precisão traz, em diversos ramos de negócio, avanços consideráveis e vitais para seu sucesso. Neste sentido, um conceito que tem evoluído nos últimos anos é a chamada “internet das coisas”, que tem como objetivo a interconexão entre equipamentos e entre equipamentos e as pessoas.

Unir estes pontos levantados cria um nicho de mercado ainda muito pouco explorado. O que se observa com frequentemente é a utilização de ferramentas existentes para outros fins serem adaptadas para o monitoramento e controle agrícola, o que, genericamente, faz com que elas esbarrem no dinamismo e peculiaridades que estes tipos de ambientes necessitam, gerando uma solução parcial para as necessidades agrárias e que, principalmente, tem que ser adaptadas constantemente para a sequência do processo produtivo daquele ambiente controlado.

O projeto de pesquisa tem como principal objetivo analisar e desenvolver uma plataforma para monitoração e controle agrícola, aplicada a ambientes controlados, com interfaces humano-computador adequadas as necessidades da área, acessível de qualquer local com acesso à internet e através diferentes equipamentos, sendo acessível ao produtor rural brasileiro.

Para maiores informações sobre este projeto de pesquisa, entrar em contato conosco através do email: contato@supesolucoes.com.br